1 Samuel 28

Almeida Antiga - IBC

Saul consulta a bruxa de En-Dor
1 Naqueles dias ajuntaram os filisteus os seus exércitos para a guerra, para pelejarem contra Israel. Disse Aquis a Davi: Sabe de certo que sairás comigo ao arraial, tu e os teus homens.
2 Respondeu Davi a Aquis: Assim saberás o que o teu servo há de fazer. E disse Aquis a Davi: Por isso te farei para sempre guarda da minha pessoa.
3 Ora, Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado e em Ramá, que era a sua cidade. E Saul tinha desterrado os necromantes e os adivinhos.
4 Ajuntando-se, pois, os filisteus, vieram acampar-se em Sunem; Saul ajuntou também todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
5 Vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu e estremeceu muito o seu coração.
6 Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.
8 Então Saul se disfarçou, vestindo outros trajes; e foi ele com dois homens, e chegaram de noite à casa da mulher. Disse-lhe Saul: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir aquele que eu te disser.
9 A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
10 Saul, porém, lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso.
11 A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.
13 Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.
14 Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.
15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.
16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo?
17 O Senhor te fez como por meu intermédio te disse; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a Davi.
18 Porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o furor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
19 E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus.
20 Imediatamente Saul caiu estendido por terra, tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e não houve força nele, porque nada havia comido todo aquele dia e toda aquela noite.
21 Então a mulher se aproximou de Saul e, vendo que estava tão perturbado, disse-lhe: Eis que a tua serva deu ouvidos à tua voz; pus a minha vida na minha mão, dando ouvidos às palavras que disseste.
22 Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva, e permite que eu ponha um bocado de pão diante de ti; come, para que tenhas forças quando te puseres a caminho.
23 Ele, porém, recusou, dizendo: Não comerei. Mas os seus servos e a mulher o constrangeram, e ele deu ouvidos à sua voz; e levantando-se do chão, sentou-se na cama.
24 Ora, a mulher tinha em casa um bezerro cevado; apressou-se, pois, e o degolou; também tomou farinha, e a amassou, e a cozeu em bolos ázimos.
25 Então pôs tudo diante de Saul e de seus servos; e eles comeram. Depois levantaram-se e partiram naquela mesma noite.

Referências Cruzadas

1 1Sm 29:1 3 1Sm 25:1; 1Sm 28:9; Ex 22:18; Lv 19:31; Lv 20:27; Dt 18:10; Dt 18:11 4 Js 19:18; 2Rs 4:8; 1Sm 31:1 5 Jó 18:11 6 1Sm 14:37; Pv 1:28; Lm 2:9; Nm 12:6; Ex 28:30; Nm 27:21; Dt 33:8 8 Dt 18:11; 1Cr 10:13; Is 8:19 9 1Sm 28:3 13 Ex 22:28 14 1Sm 15:27; 2Rs 2:8; 2Rs 2:13 15 Pv 5:11; Pv 5:12; Pv 5:13; Pv 14:14; 1Sm 18:12; 1Sm 28:6 17 Pv 16:4; 1Sm 15:28 18 1Sm 15:9; 1Rs 20:42; 1Cr 10:13; Jr 48:10 21 Jz 12:3; 1Sm 19:5; Jó 13:14

7 A feiticeira e Satanás em acordo. A feiticeira de En-Dor fez um acordo com Satanás de seguir suas instruções em todas as coisas; e ele realizaria maravilhas e milagres por intermédio dela e lhe revelaria as coisas mais secretas se ela se rendesse sem reservas à sua satânica majestade, sendo por ele controlada. Isso ela havia feito (VF [MM, 71], 173; SP1, 375, 376).
8-19 O passo final de Saul. Quando Saul pediu para falar com Samuel, o Senhor não fez que Samuel aparecesse a Saul. Este nada viu. A Satanás não foi permitido perturbar o repouso de Samuel na sepultura e trazê-lo em realidade à feiticeira de En-Dor. Deus não deu a Satanás o poder de ressuscitar mortos. Os anjos de Satanás, porém, assumem a forma de amigos mortos, e falam e agem como eles a fim de, mediante esses supostos entes, poder melhor levar avante sua obra de engano. Satanás conhecia bem a Samuel e sabia como representá-lo perante a feiticeira de En-Dor e como prever corretamente a sorte de Saul e de seus filhos.
Satanás virá de maneira muito plausível àqueles a quem possa enganar e se insinuará em seu favor, e quase sem o perceberem os afastará de Deus. Pô-los-á sob o seu controle, cautelosamente a princípio, até que sua capacidade de percepção se torne embotada. Fará então sugestões mais ousadas, até que possa conduzi-los a cometerem qualquer espécie de crime. Quando os tem totalmente em sua armadilha, deseja que vejam onde estão e alegra-se na confusão deles, como no caso de Saul. Este havia permitido que Satanás o conduzisse em cativeiro voluntário, e então, Satanás fez diante de Saul uma correta descrição de seu destino. Fazendo uma afirmação correta de seu fim, mediante a mulher de En-Dor, Satanás abriu um caminho para que Israel fosse instruído por sua satânica habilidade, de modo que, em sua rebelião contra Deus, eles aprendessem dele e, em assim procedendo, cortassem o último vínculo que os mantinha ligados a Deus.
Saul sabia que nesse último ato, de consultar a feiticeira de En-Dor, ele cortava o último laço que o prendia a Deus. Sabia que, caso não tivesse antes, de maneira voluntária, se separado de Deus, esse ato então selaria a separação e a tornaria final. E fez uma aliança com a morte e um concerto com o além (Is 28:18). Encheu-se a medida da sua iniquidade (VF [MM, 71], 172; SP1, 376, 377).