Escolha uma Página

2 Timóteo 3

Almeida Antiga - IBC

Os últimos dias
1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e aflições, as quais sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! Mas de todas o Senhor me livrou.
12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Referências Cruzadas

1 1Tm 4:1
2 Fp 2:21; 2Pe 2:3; Jd 16; 1Tm 6:4; 1Tm 1:20; Rm 1:30
3 Rm 1:31; Rm 1:31; Tt 2:3; 1Pe 3:3
4 2Pe 2:10; Fp 3:19
5 1Tm 5:8; 2Ts 3:6
6 Mt 23:14
7 1Tm 2:4
8 Ex 7:11; 1Tm 6:5; Rm 1:28
9 Ex 7:12
10 Fp 2:22
11 At 13:45; At 14:2; At 14:5; At 14:19; Sl 34:19
12 Sl 34:19
13 2Ts 2:11
14 2Tm 1:13
15 Jo 5:39
16 2Pe 1:19-21; Rm 15:4
17 1Tm 6:11; 2Tm 2:21

8 Janes e Jambres. Deus é imutável. Sua obra por intermédio de Moisés na presença de Faraó foi consumada, não obstante a Janes e Jambres ter sido permitido realizar pelo poder de Satanás, milagres que pareciam iguais aos operados por Moisés. A contrafação apareceu também nos dias dos apóstolos, e contudo os dons do Espírito foram manifestados nos seguidores de Cristo. E não é propósito de Deus deixar o Seu povo neste século de engano quase ilimitado sem os dons e a manifestação do Seu Espírito (PE 7.2).

12 Por que as fogueiras da perseguição parecem apagadas. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição (GC 48.3).
14, 15 A educação de Timóteo. A mãe e a avó de Timóteo estavam unidas em seus esforços de educá-lo para Deus. Qual foi o livro de texto dele? A Bíblia. Paulo, seu pai no evangelho, declara: “Desde a infância, sabes as sagradas letras” [2Tm 3:15]. A fé da mãe e da avó nos oráculos divinos era uma constante ilustração para Timóteo da bênção de se fazer a vontade de Deus.
Quando Timóteo era pouco mais que um menino, Paulo o levou consigo como companheiro de trabalho. Aquelas que haviam ensinado Timóteo em sua infância foram recompensadas ao verem o filho de seus cuidados associado em estreito companheirismo com o grande apóstolo (Ms 117a, 1901).
16 Além da compreensão. A mente humana, sem o auxílio especial do Espírito de Deus, verá na Bíblia muitas coisas difíceis de compreender, porque ela não tem a iluminação divina. As pessoas não devem se aproximar à Palavra de Deus segundo seu próprio método, sua própria vontade ou suas próprias ideias, mas com um espírito manso, humilde e santo.
Nunca tentem examinar as Escrituras, a menos que estejam prontos a ouvir, prontos a aprender, prontos a escutar a Palavra de Deus como se Sua voz estivesse falando diretamente a vocês por meio dos oráculos vivos. Que o mortal nunca se coloque como juiz da Palavra de Deus ou queira determinar quanto de um trecho é inspirado e quanto não é, ou que uma porção é mais inspirada do que algumas outras. Deus o adverte a que saia desse terreno. Deus não lhe deu nenhuma obra desse tipo a fazer (Ms 13, 1888).
A Palavra de Deus é íntegra. Levará toda a eternidade para ser reveladas as glórias da Palavra de Deus e para ser trazidos à luz seus preciosos tesouros. Não deixem que nenhum ser humano vivo venha até vocês e comece a dissecar a Palavra de Deus, dizendo o que é revelado, o que é inspirado e o que não é, sem que seja repreendido. Digam a tais pessoas que elas simplesmente nada sabem. Elas simplesmente não são capazes de compreender as coisas que fazem parte do mistério de Deus. O que desejamos é inspirar fé. Não queremos que ninguém diga: Isto eu rejeito, isto eu aceito”, mas desejamos que haja implícita fé na Bíblia como um todo e como ela é.
Conclamamos vocês a tomarem sua Bíblia, mas não coloquem sacrilegamente a mão sobre ela, dizendo: “Isso aqui não é inspirado”, simplesmente porque outra pessoa o disse. Nem um i ou um til jamais será tirado dessa Palavra. Tirem a mão daí, irmãos! Não toquem na arca. Não coloquem a mão sobre ela, mas deixem Deus seguir em frente. Ele o fará com Seu próprio poder, e operará de tal forma que completará nossa salvação. Desejamos que Deus tenha espaço para agir. Não queremos que ideias humanas O cerceiem.
Conheço um pouco da glória da vida futura. Certa vez uma irmã me escreveu e perguntou se eu não queria lhe contar algo sobre a cidade de nosso Deus, além do que temos na Bíblia. Ela me perguntou se eu não podia desenhar um pouco de sua planta. Escrevi a ela que teria de dizer-lhe: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” [Ex 3:5]. “Não”, eu disse, “não se pode pintar, não se pode retratar, e a língua dos mártires não pode dar qualquer descrição da glória da vida futura; mas eu lhe direi o que você pode fazer: você pode prosseguir ‘para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus’ [Fp 3:14], Você pode morrer para o eu; você pode procurar crescer até à perfeição do caráter cristão em Cristo Jesus”. Essa é nossa obra. Mas, quando os seres humanos começam a se intrometer com a Palavra de Deus, quero dizer-lhes que tirem suas mãos daí, pois não sabem o que estão fazendo (Ms 13, 1888).