Isaías 4

Almeida Antiga - IBC

A purificação de Jerusalém
1 Sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tão somente permita-nos ser chamadas pelo teu nome, para tirar o nosso opróbrio.
2 Naquele dia o renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra excelente e formoso para os de Israel que tiverem escapado.
3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém;
4 Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver limpado o sangue de Jerusalém do meio dela com o espírito de julgamento, e com o espírito de ardor.
5 E criará o Senhor sobre cada habitação do monte Sião, e sobre suas assembleias, uma nuvem e fumaça de dia, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá uma defesa.
6 Também haverá de dia um tabernáculo para sombra contra o calor, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.

Referências Cruzadas

1 Is 2:11; Is 2:17; 2Ts 3:12; Lc 1:25; Is 59:6
2 Jr 23:5; Zc 3:8; Zc 6:12
3 Is 60:21; Fp 4:3; Ap 3:5
4 Ml 3:2; Ml 3:3
5 Ex 13:21; Zc 2:5; Is 8:14
6 Is 25:4

2-3 Renovo: quando. Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta o seu arrependimento e fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: “Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos. [Cita Salmo 51:17]. E ao acusador de Seu povo, declara: [Zacarias 3:2]. Cristo vestirá Seus fiéis com Sua própria justiça, para que os possa apresentar a Seu Pai como “igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante.” Efésios 5:27. Seus nomes permanecem registrados no livro da vida, e está escrito com relação a eles [Apocalipse 3:4].
Assim se realizará o cumprimento total da promessa do novo concerto: [Jeremias 31:34; 50:20; v. 2, 3](GC 485.2).

3 Quem será poupado da angústia global. [Depois de descrever a destruição de Jerusalém do primeiro século e dizer que a crise final será pior:] Mas naquele dia, bem como na ocasião da destruição de Jerusalém, livrar-se-á o povo de Deus, “todo aquele que estiver inscrito entre os vivos.” Isaías 4:3. Cristo declarou que virá a segunda vez para reunir a Si os Seus fiéis: [Mateus 24:30, 31] (GC 37.1).

4 Apesar de perdoado, o pecado só é apagado por ocasião do refrigério. Arrependimento fiel, confissão de pecado e fé no sangue purificador de Cristo trarão perdão, e a palavra perdoado será escrita junto a seu nome (T2 292.3).
A obra do juízo investigativo e extinção dos pecados deve efetuar-se antes do segundo advento do Senhor. Visto que os mortos são julgados pelas coisas escritas nos livros, é impossível que os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser investigado. Mas o apóstolo Pedro declara expressamente que os pecados dos crentes serão apagados quando vierem “os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, e Ele enviar a Jesus Cristo. Atos 3:19, 20 Quando se encerrar o juízo de investigação, Cristo virá, e Seu galardão estará com Ele para dar a cada um segundo for a sua obra. […] Como o sacerdote, ao remover do santuário os pecados, confessava-os sobre a cabeça do bode emissário, semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o originador e instigador do pecado. O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado “à terra solitária”. Levítico 16:22 (GC 485).

5-6 Nuvem protetora. Em uma das mais belas e consoladoras passagens da profecia de Isaías, faz-se referência à coluna de nuvem e de fogo para representar o cuidado de Deus pelo Seu povo, na grande luta final com os poderes do mal: [v. 5, 6] (PP 197.3).