Isaías 59

Almeida Antiga - IBC

Os pecados e salvação do povo de Deus
1 Eis que a mão do Senhor não está encurtada, para que não possa salvar; nem pesado o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniquidades têm separado entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados têm escondido o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios têm falado mentiras, a vossa língua tem pronunciado perversidade.
4 Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.
5 Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que come dos ovos deles, morre; e do ovo que é quebrado sai uma víbora.
6 As suas teias não se tornarão em vestidos; nem se cobrirão com o que fazem; as suas obras são obras de iniquidade, e o ato de violência está nas suas mãos.
7 Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; a desolação e a destruição acham-se nas suas estradas.
8 O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
9 Pelo que o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.
10 Apalpamos as paredes como cegos; sim, apalpamos como se não tivéssemos olhos; tropeçamos ao meio-dia como na noite, e nos lugares desolados somos como mortos.
11 Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas; esperamos a justiça, e ela não aparece; a salvação, e ela está longe de nós.
12 Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; pois as nossas transgressões estão conosco, e quanto às nossas iniquidades, as conhecemos;
13 transgredindo e mentindo contra o Senhor, e nos desviando de nosso Deus; falando opressão e a rebelião, concebendo e proferindo do coração palavras de falsidade.
14 E o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade está caída pelas ruas, e a equidade não pode entrar.
15 Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a se tornar despojo; e o Senhor o viu, e desagradou-lhe o não haver juízo.
16 E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve;
17 Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e um capacete da salvação sobre sua cabeça; e pôs sobre si vestes de vingança como traje, e cobriu-se de zelo, como de um manto.
18 Conforme forem as obras deles, assim ele retribuirá, furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos; às ilhas retribuirá ele a sua recompensa.
19 Assim temerão o nome do Senhor desde o oeste, e a sua glória desde o nascente do sol. Quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele.
20 E o Redentor virá a Sião, e aos que se converterem da transgressão em Jacó, diz o Senhor.
21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: O meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para sempre.

Referências Cruzadas

1 Nm 11:23; Is 50:2
2 Lc 5:8
3 Is 1:15
4 Jó 15:35; Sl 7:14
6 Jó 8:14; Jó 8:15
7 Pv 1:16; Rm 3:15
8 Sl 125:5; Pv 2:15
9 Jr 8:15
10 Dt 28:29; Jó 5:14; Am 8:9
11 Is 38:14; Ez 7:16
13 Mt 12:34
16 Mt 10:32-33; Ez 22:30; Mc 6:6; Sl 98:1; Is 63:5; Ap 19:8; Dt 6:25
17 Ef 6:14; Ef 6:17; 1Ts 5:8; Ap 19:8
18 Is 63:6
19 Sl 113:3; Ml 1:11; Ap 12:15
20 Lc 2:38; Rm 11:26
21 Hb 8:10; Hb 10:16

13-17 Satanás coloca agentes treinados em ação. A condição do mundo no tempo de Cristo é bem descrita pelo profeta Isaías. Ele diz que as pessoas iriam “prevaricar […] mentir contra o Senhor, […] [retirar-se] do nosso Deus” (Carta 43, 1895).
A condição do mundo antes do primeiro aparecimento de Cristo é um quadro da condição do mundo exatamente antes de Seu segundo advento. A mesma iniquidade existirá; Satanás manifesta o mesmo poder enganador sobre a mente humana. Ele está colocando em ação seus agentes treinados, e incitando-os a uma intensa atividade. Ele está preparando seu exército de instrumentos humanos para o envolvimento no último conflito contra o Príncipe da Vida, para subverter a lei de Deus, que é o fundamento de Seu trono. Satanás operará com miraculosas apresentações para confirmar as pessoas na crença de que ele é o que alega ser — o príncipe deste mundo — e que a vitória é sua. Voltará suas forças contra os que são leais a Deus; mas, embora possa causar dor, aflição e agonia entre os seres humanos, não poderá poluir a alma. Pode causar aflição ao povo de Deus como o fez com Cristo, mas não pode fazer perecer um só de Seus pequeninos. O povo de Deus nestes últimos dias deve esperar entrar no auge do conflito, pois a Palavra profética diz: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” [Ap 12:17] (CT [MM 2002], 258; Carta 43, 1895).

16. Quando se cumpre este verso. Enquanto as pragas caem, o bode expiatório é conduzido para longe. Ele luta poderosamente para escapar, mas é mantido preso pela mão que o conduz. Se ele efetuasse sua fuga, Israel perderia sua vida. Vi que levaria tempo para conduzir o bode expiatório à terra do esquecimento, depois dos pecados serem postos sobre sua cabeça. A grande nuvem branca que vi não era o lugar santo, porém, algo completamente separado do lugar santo e do santíssimo, inteiramente separado do santuário. Então o anjo repetiu estas palavras, e disse: “Este é o tempo mencionado em Isaías, ele viu que não havia homem, e se maravilhou que não havia intercessor. Ele não via mediador entre Deus e o homem, e essas pragas não poderiam mais deter-se, pois Jesus tinha terminado sua intercessão por Israel, e eles foram cobertos com a cobertura do Deus todo poderoso; então podia viver na presença de um Deus santo. E os que não se encontravam cobertos, receberam as pragas, pois nada tinham que os abrigava ou protegia da ira de Deus (SpM, 2).

Perfeitos em Cristo. Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo (GC 623).
Refletir completamente a imagem de Jesus. Vi também que muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário, durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus (PE 71).
Sem intercessor. Deixando Ele o santuário, as trevas cobrem os habitantes da Terra. Naquele tempo terrível os justos devem viver à vista de um Deus santo, sem intercessor (GC 614).

19. Levantará uma bandeira. Breve virá esse tempo, e teremos de segurar firmemente os fortes braços de Jeová, pois todos estes grandes sinais e poderosas maravilhas do diabo se destinam a enganar o povo de Deus e derrotá-lo. Nossa mente precisa fixar-se em Deus, e não devemos temer o temor dos ímpios, isto é, temer o que temem, e reverenciar o que reverenciam; antes, devemos ser esforçados e animosos em prol da verdade. Se nossos olhos se abrissem, veríamos em nosso redor os anjos maus procurando inventar alguma nova maneira de molestar-nos e destruir-nos. E também veríamos anjos de Deus guardando-nos do poder daqueles; pois os olhos vigilantes de Deus estão sempre sobre Israel, para o seu bem; e Ele protegerá e salvará Seu povo, se este nEle puser sua confiança. Quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor levantará uma bandeira contra ele (PE 60.1).
Disse o anjo: “Lembra-te de que estás em terreno encantado.” Vi que devemos vigiar e cingir-nos de toda a armadura, tomar o escudo da fé, e então estaremos aptos para ficar em pé, e os dardos inflamados do maligno não nos poderão ferir (PE 60.2).