Mateus 13

Almeida Antiga - IBC

A parábola do semeador
1 Naquele mesmo dia, saindo Jesus da casa, assentou-se à beira-mar.
2 E reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que um semeador saiu a semear.
4 E quando semeava, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra; e logo nasceu, porque não tinha terra profunda.
6 Mas, saindo o sol, foi queimada; e, porque não tinha raiz, secou-se.
7 E outra parte caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
8 Mas outra parte caiu em terra boa e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 E aproximando-se os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 E, respondendo ele, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.
12 Porque ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem, nem entendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e não entendereis; e, vendo, vereis, e não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os seus olhos; para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque eles veem, e os vossos ouvidos, porque eles ouvem.
17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram; e ouvir o que ouvis, e não ouviram.
18 Escutai, pois, a parábola do semeador.
19 Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, então vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho.
20 E o que recebeu a semente em lugares pedregosos é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 mas ele não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
22 E o que recebeu a semente entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ele se torna infrutífero.
23 Mas o que recebeu a semente em terra boa é o que ouve a palavra, e a entende; o qual também dá fruto, e produz um a cem, outro a sessenta, e outro a trinta por um.

A parábola do joio

24 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;
25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 Quando, porém, a erva cresceu e produziu fruto, então apareceu também o joio.
27 Chegaram, pois, os servos do dono da casa, e lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, vem o joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos e o ajuntemos?
29 Mas ele disse: Não; para que, ao ajuntar o joio, não arranqueis com ele também o trigo.
30 Deixai crescer ambos juntos até a colheita; e, ao tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em feixes para o queimar; mas recolhei o trigo no meu celeiro.
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo;
32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e torna-se uma árvore, de sorte que as aves do céu vêm e se aninham nos seus ramos.
33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e o escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
34 Todas estas coisas falou Jesus às multidões por parábolas, e sem parábolas não lhes falava;
35 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que disse: Abrirei a minha boca em parábolas; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.
36 Então Jesus despediu as multidões e entrou na casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
37 E respondendo ele, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do maligno;
39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a colheita é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos.
40 Pois assim como o joio é ajuntado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
41 O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles recolherão do seu reino tudo que causa escândalo, e os que praticam a iniquidade,
42 e os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.
43 Então, os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Parábolas do tesouro escondido, da pérola e da rede

44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto num campo, o qual certo homem, tendo-o encontrado, o esconde; e, cheio de alegria, vai, e vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 Também, o reino dos céus é semelhante a um negociante que busca boas pérolas;
46 o qual, tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.
47 Também, o reino dos céus é semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e recolheu de todas as espécies.
48 A qual, estando cheia, eles puxaram para a praia e, sentando-se, ajuntaram os bons em cestos, mas lançaram fora os ruins.
49 Assim será no fim do mundo: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
50 e os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.
51 # Disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
52 Então ele lhes disse: Portanto, todo escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
53 E aconteceu que, tendo Jesus concluído estas parábolas, retirou-se dali.
54 E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga deles, de modo que se maravilhavam e diziam: De onde lhe vem esta sabedoria e estes poderes?
55 Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?
56 E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe vem, pois, tudo isto?
57 E escandalizavam-se nele. Mas Jesus lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.
58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Referências Cruzadas

1 Mc 4:1
2 Lc 8:4; Lc 5:3
3 Lc 8:5
8 Gn 26:12
9 Mt 11:15; Mc 4:9
11 Mt 11:25; Mt 16:17; Mc 4:11; 1Co 2:10; 1Jo 2:27
12 Mt 25:29; Mc 4:25; Lc 8:18; Lc 19:26
14 Is 6:9; Ez 12:2; Mc 4:12; Lc 8:10; Jo 12:40; At 28:26; At 28:27; Rm 11:8; 2Co 3:14; 2Co 3:15
15 Hb 5:11
16 Mt 16:17; Lc 10:23; Lc 10:24; Jo 20:29
17 Hb 11:13; 1Pe 1:10; 1Pe 1:11
18 Mc 4:14; Lc 8:11
19 Mt 4:23
20 Is 58:2; Ez 33:31; Ez 33:32; Jo 5:35
21 Mt 11:6; 2Tm 1:15
22 Mt 19:23; Mc 10:23; Lc 18:24; 1Tm 6:9; 2Tm 4:10; Jr 4:3
30 Mt 3:12
31 Is 2:2; Is 2:3; Mq 4:1; Mc 4:30; Lc 13:18; Lc 13:19
33 Lc 13:20
34 Mc 4:33; Mc 4:34
35 Sl 78:2; Rm 16:25; Rm 16:26; 1Co 2:7; Ef 3:9; Cl 1:26
38 Mt 24:14; Mt 28:19; Mc 16:15; Mc 16:20; Lc 24:47; Rm 10:18; Cl 1:6; Gn 3:15; Jo 8:44; At 13:10; 1Jo 3:8
39 Jl 3:13; Ap 14:15
41 Mt 18:7; 2Pe 2:1; 2Pe 2:2
42 Mt 3:12; Ap 19:20; Ap 20:10; Mt 13:50; Mt 8:12
43 Dn 12:3; 1Co 15:42; 1Co 15:43; 1Co 15:58; Mt 13:9
44 Fp 3:7; Fp 3:8; Is 55:1; Ap 3:18
46 Pv 2:4; Pv 3:14; Pv 3:15; Pv 8:10; Pv 8:19
47 Mt 22:10
49 Mt 25:32
50 Mt 13:42
54 Mt 2:23; Mc 6:1; Lc 4:15; Lc 4:23
55 Is 49:7; Mc 6:3; Lc 3:23; Jo 6:42; Mt 12:46; Mc 15:40
57 Mt 11:6; Mc 6:3; Mc 6:4; Lc 4:24; Jo 4:44
58 Mc 6:5; Mc 6:6

2-29 Um povo com trigo e joio. Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. “Queres pois que vamos arrancá-lo?” foi a pergunta do servo; mas o pai de família respondeu: “Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele.” Mateus 13:2, 29. A rede do evangelho apanha não só peixes bons, mas também ruins, e só o Senhor sabe quem são os Seus.
É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componham Babilônia.
É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componham Babilônia.
A igreja não cai. A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora na sacudidura — a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar (TS2 362).
15 Ver Ellen G. White sobre Lc 7:29, 30.
24-30. O joio atrai a atenção. O crescimento do joio entre o trigo atrairia atenção especial para ele. O cereal ficaria sujeito a severas críticas. Na verdade, todo o campo poderia ser classificado como inútil por algum observador superficial ou por alguém que apreciasse descobrir coisas negativas. Tal pessoa poderia condenar o semeador como alguém que misturou, com más intenções, a semente ruim à boa. Da mesma forma, os faltosos e hipócritas, que professam seguir a Jesus, trazem opróbrio à causa do cristianismo e fazem com que o mundo duvide das verdades de Cristo. Assim como a presença do joio em meio ao trigo prejudica muito a obra do semeador, o pecado entre o povo de Deus frustra, em certa medida, o plano de Jesus de salvar o ser humano do poder de Satanás e de transformar o solo estéril do coração humano num solo frutífero de boas obras (SP2, 248, 249).
Terrível obra. Vi então o terceiro anjo. Disse meu anjo acompanhante: “Terrível é sua obra. Tremenda sua missão. Ele é o anjo que deve separar o trigo do joio, e selar, ou atar, o trigo para o celeiro celestial. Essas coisas devem absorver toda a mente, a atenção toda” (PE 128.1).
18 Preparo do solo Ele empregou as coisas naturais, com as quais estavam familiarizados, para tornar a instrução divina clara à sua compreensão, preparando assim o caminho para as sementes da verdade serem lançadas no preparado solo do coração. (1888 261.1)
30. Dois partidos na igreja. Introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos. O trigo e o joio crescerão juntos para a ceifa (EF 172.3).
45 Preguiça mental. Muitos se contentam com uma suposição a respeito da verdade. Dão-se por satisfeitos com uma análise superficial, supondo ter tudo que é essencial. Tomam o veredicto de outros pela verdade, sendo negligentes demais para empenharem-se em sincero e diligente trabalho, representado na Palavra como escavar em busca do tesouro oculto. As invenções de homens, porém, são não somente indignas de confiança, como perigosas; porque colocam o homem onde Deus deveria estar. Põem as palavras de homens onde deveria estar um “Assim diz o Senhor” (PJ 51.3).
45-46 Quase salvo. Quase cristãos, mas não cristãos integrais, parecem perto do reino dos Céus, mas nele não entram. Quase salvo, mas não completamente, significa estar não quase, mas completamente perdido (ME1 399.2).
52 O AT e o NT são inseparáveis . Nesta parábola, Jesus apresentou perante Seus discípulos a responsabilidade daqueles cuja obra é dar ao mundo a luz que receberam dEle. O Antigo Testamento era toda a Bíblia que existia naquela época; mas não fora escrito apenas para as pessoas da antiguidade; destinava-se a todas as épocas e a todas as pessoas. Jesus queria que os ensinadores de Sua doutrina pesquisassem diligentemente o Antigo Testamento em busca de toda a luz que estabelece Sua identidade como o Messias predito nas profecias e que revela a natureza de Sua missão ao mundo. O Antigo e o Novo Testamento são inseparáveis, pois ambos contêm os ensinos de Cristo. A doutrina dos judeus, que aceitam apenas o Antigo Testamento, não leva à salvação, já que rejeita o Salvador cuja vida e ministério foram o cumprimento da Lei e dos Profetas. E a doutrina daqueles que descartam o Antigo Testamento também não leva à salvação, porque rejeita aquilo que constitui um testemunho direto de Cristo. Os céticos começam menosprezando o Antigo Testamento, e é preciso apenas mais um passo para negar a validade do Novo; dessa forma, ambos são rejeitados.
Os judeus têm pouca influência sobre o mundo cristão ao apresentarem a importância dos mandamentos, inclusive da lei vigente do sábado, porque, ao mostrarem os antigos tesouros da verdade, colocam de lado os novos, que estão contidos nos ensinos pessoais de Jesus. Por outro lado, a mais forte razão pela qual os cristãos não conseguem influenciar os judeus para que aceitem os ensinos de Cristo como a linguagem da sabedoria divina, é que, ao apresentarem os tesouros de Sua Palavra, tratam com desprezo as riquezas do Antigo Testamento, que são os primeiros ensinos do Filho de Deus, dados por intermédio de Moisés. Rejeitam a lei proclamada no Sinai e o sábado do quarto mandamento, instituído no jardim do Éden. Mas o ministro do evangelho que segue os ensinos de Cristo obterá um conhecimento cabal tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, para que possa apresentá-los em sua verdadeira luz ao povo: como um todo inseparável, um dependendo do outro e iluminando o outro. Assim, como Jesus instruiu os discípulos, de seu tesouro eles tirarão “coisas novas e coisas velhas” (SP2, 254, 255).